Conheça plantas do cerrado - Mundo Saboroso
loader image

Conheça plantas do cerrado

Conheça plantas do cerrado que produzem frutos deliciosos e uma beleza  única.

Anúncios

Você já conhece as plantas típicas do Cerrado, não é? Provavelmente sim! Isso porque é a vegetação mais exuberante da nossa região. Pelo menos em seu estado original forma. Agora a preservação das plantas típicas do Cerrado torna-se cada dia mais urgente. Porque sua existência está ameaçada. Então conheça sua hora de preservar .

As larvas bioluminescentes fazem um espetáculo no cerrado. Além disso, o cerrado está localizado em uma região predominantemente tropical. Uma vegetação bem distribuída na qual você pode encontrar muitas árvores com arbustos retorcidos. Por isso, o bioma tem estações bem definidas: seca e chuvosa.Conheça plantas do cerrado

Anúncios

Fonte. imagem do google

Conheça plantas do cerrado

[activecampaign form=1]

1. Araçazeiro

Araçazeiro (Psidium firmum O. Berg) vem em primeiro lugar. Ainda conhecido como araça-do-cerrado. Além de outros nomes populares. Como Araçá ou Goiaba do Campo. Inicialmente tem múltiplos usos e é muito comum o uso de seus frutos e madeira. Além do uso de casca, costelas e folhas na medicina popular. Araçazeiro também se destaca como remédio natural. Geralmente, suas folhas são usadas como chá contra diarreia. Para melhorar, o sabor o fruto pode variar do doce ao amargo.

Anote: dá frutos de outubro a dezembro. Então, na campina local pomares no entanto, a árvore raramente é cultivada.

3. Jacarandá

Em primeiro lugar, o Jacarandá tem uma grande diferenciação. Esta árvore tem um tronco torto e irregular, sem galhos, com até 10 metros de altura, com diâmetro de 40-80 cm. Você mostra toda a exuberância da espécie desde tenra idade. Como resultado, o jacarandá tem uma grande copa arredondada. Sendo assim, ela, pode atingir uma altura de 15 m até 25 m. Em outras palavras, este dossel anuncia a chegada da primavera. Afinal, sua casca e madeira produzem corantes para tecidos. Seu nome científico é Jacarandá cuspidifólia.

4. Aroeira pimenteira

Aroeira pimenteira é uma árvore de pequeno a médio porte. Cresce de 5 a 10 metros de altura. Tem flores brancas muito pequenas. Portanto, possui uma única semente envolta em papel alumínio, muito atrativa para os pássaros. Para embelezar o ambiente, é muito utilizada em paisagismo. Além disso , adapta-se a diferentes tipos de solos e climas. Ou seja, facilita seu cultivo. Seu fruto é redondo, vermelho e em cachos. O o sabor da fruta é inegavelmente semelhante ao da pimenta preta. Mas é um pouco mais suave.

Por isso é conhecida como pimenta rosa e pode ser usada para temperar. Finalmente a árvore dá frutos em mais de uma estação. Assim pode florescer em setembro e dar frutos entre dezembro e janeiro. Você deve conhecê-la por outros nomes populares. Como aguaraíba, aroeira, aroeira-branca, aroeira-da-praia, aroeira-do-brejo e aroeira-do-campo.

5. Mangabeira

Surpreendentemente, este é um dos principais produtores de ingredientes para sucos e sorvetes do Centro-Oeste. Se você ainda não experimentou, fica a dica. Assim, a Mangabeira ( é uma planta que apresenta alto potencial para produção de frutos. Primeiro, porque seus frutos possuem maior teor de proteína do que a maioria das frutas tropicais. Resumindo, a Mangabeira é de tamanho médio com folhas pequenas e pontiagudas. A copa larga e arredondada cria bons pontos de sombra. Especialmente durante a época de floração e frutificação.

6. Baruzeiro

Magnífica árvore que pode atingir 25 metros de altura e possui propriedades. O Baruzeiro é notavelmente imponente. Porque a árvore tem uma copa densa. Além disso, seu tronco pode atingir um diâmetro de até 70 cm. Assim, seu fruto é protegido por uma casca dura. Com isso, essa casca protege até uma amêndoa com sabor semelhante ao Amendoim. A fruta também tem um alto valor nutricional. A noz é muito popular como alimento fitness.

Portanto, agora que você já sabe de algumas plantas do cerrado, basta cultivá-las e também plantar caso queira!