Comida da Cultura Chinesa – Curiosidade
A comida da cultura chinesa é uma parte importante da vida diária para os chineses. Os chineses não apenas gostam de comer, mas acreditam que comer boa comida pode trazer harmonia e proximidade para a família e os relacionamentos.
Anúncios
Comprar alimentos frescos diariamente é essencial para toda a culinária chinesa. Ao contrário da sociedade de fast food dos EUA, os chineses escolhem frutos do mar vivos, carnes frescas e frutas e vegetais da estação do mercado local para garantir frescor. Mesmo os alimentos preparados, como dim sum ou pato para churrasco, devem brilhar, brilhar e fumegar como se tivessem acabado de sair do forno.
Se você quiser saber mais sobre a comida da cultura chinesa, leia esse artigo até o final!
Anúncios
4 Curiosidades Sobre a Comida da Cultura chinesa
1-“Yi Xing Bu Xing”
Primeiramente, para os chineses dificilmente jogam qualquer parte do animal e encontraram maneiras de cozinhar quase todas as partes. A cultura chinesa acredita que “yi xing bu xing”, que significa que usando qualquer forma ou parte do animal.
Por exemplo, sopa de barbatana de tubarão e sopa de ninho de pássaro (saliva de pássaro) são servidas para repor a força e aumentar o apetite, carne de crocodilo fortalece os brônquios, testículo desidratado de tigre aumenta a resistência para homens, enquanto cérebros de macaco adicionam sabedoria. Sendo assim, a curiosidade é que esses alimentos são considerados iguarias e tônicos.
2-O banquete chinês
O banquete chinês geralmente ocorre em ocasiões especiais, como feriados, casamentos, formaturas, aniversários ou na presença de um visitante especial na cidade. É um evento para a família e amigos se reunirem para confraternização e risadas. Normalmente, há 10 convidados sentados em torno de cada mesa.
O jantar banquete envolve de 10 a 12 pratos, incluindo aperitivos como salada de água-viva ou pernil de porco com vinagre e sopas como barbatana de tubarão, ninho de pássaro ou forro de peixe. Os pratos principais no banquete incluem lagosta, caranguejo, peixe cozido no vapor, camarão, abalone, pepino do mar, codorna, carne de crocodilo, pato, cordeiro, carne, frango e pratos de vegetais e frutas frescas ou sopa doce para sobremesa.
3-Grãos e carboidratos – arroz, macarrão, pãezinhos
Primeiramente, o arroz e o macarrão são uma parte muito importante da dieta chinesa. Sendo assim, o arroz e macarrão são equivalentes a batata e macarrão na dieta ocidental. Um punhado de carne e vegetais do tamanho de uma mordida acompanham o arroz e o macarrão. Quase todas as refeições usam arroz. Os diferentes tipos de arroz são arroz doce, arroz de grão longo, arroz de grão curto, arroz de jasmim e arroz integral. As diferentes formas de fazer o arroz, por exemplo: arroz cozido no vapor, sopa de arroz, arroz frito e arroz em panela.
4-Sobremesas
Sobremesas ocidentais como biscoitos, bolos, tortas e sorvetes são consumidos apenas em aniversários e casamentos. Em seguida, depois do jantar, as famílias costumam comer frutas da estação como sobremesa. Sobremesas chinesas, como sopa de feijão vermelho, sopa doce de semente de lótus branca ou sopa de mamão a vapor, são servidas de vez em quando como um tratamento especial em uma noite quente de verão.
Mais curiosidades
O povo chinês em geral não se preocupa tanto com a nutrição quanto a cultura ocidental. Eles estão mais preocupados com a textura, sabor, cor e aroma da comida. Esses são os pontos cruciais para uma boa culinária chinesa. As refeições diárias chinesas consistem em quatro grupos de alimentos: grãos, vegetais, frutas e carne. Por causa da intolerância à lactose, os chineses não consomem grandes quantidades de produtos lácteos.
Sendo assim, a razão pela qual a maioria dos restaurantes chineses na América tem pratos fritos, como porco agridoce, frango frito com amêndoa e camarão frito, é para promover os negócios e agradar o paladar ocidental. Ou seja, isso reflete claramente porque há mais preocupações com sobrepeso e hipertensão na cultura ocidental do que na cultura chinesa.
Contudo, comente aqui em baixo o que mais chamou sua atenção! Nos deixe saber o que é mais curioso e que você não sabia. Envie para seus amigos esse artigo para que eles também saibam sobre a Cultura!